Modelos de Cor

Olá! O tema da publicação de hoje vai ser Modelos de Cor  e os temas relacionados com os mesmos.

          O pixel é o menor elemento em um dispositivo de exibição ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira.
          Em um monitor colorido, cada pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul.


          A Resolução de uma imagem digital determina não só o nível de detalhe como os requisitos de armazenamento (tamanho) da mesma:
  •  Nível de detalhe: Cada píxel é codificado de acordo com cor e o brilho que representam,isto é,ocupa em memória um número de bits que varia de acordo com o número de cores, entre outras características
  • Requisitos de armazenamento:Quanto maior for a resolução da imagem, consequentemente será maior o tamanho do ficheiro de armazenamento.



         A Profundidade de Cor indica o numero de bits utilizados usados para representar uma cor de um pixel numa imagem. Este valor é definido por bit por pixel e é conhecido por profundidade do pixel.A profundidade da cor das imagens varia de acordo com o número de cores presentes na imagem.




   Modelos de cor abordados na aula:  

     1.Modelo CMYK; CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo(Yellow) e Preto (Black (Key)).

  O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão.
A cor preta foi posteriormente adicionada ao modelo facilidade da
 sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de outras cores.
  
  O modelo CMYK é utilizado na impressão


     2.Modelo RGB: O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma
combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul
(Blue).
  
  As cores no modelo RGB podem ser representadas  por um dos seguintes valor: Decimal
de 0 a 1; Inteiro de 0 a 255; Percentagem de 0% a 100% ;Hexadecimal de 00 a FF.




  Uma vez que o modelo RGB é aditivo:

- A cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1);
- A cor preta corresponde à ausência das três cores primárias (0,0,0);
- A escala de cinzentos é criada com a adição de quantidades iguais de cada cor primária,
permanecendo na linha que une os vértices preto e branco.

  O modelo RGB permite-nos exibir mensagens de cor em monitores.


  3.Modelo HSV: É definido pelo grandezas Tonalidade (Hue), Saturação (Saturation) e valor (Value) onde esta última grandeza representa luminosidade ou brilho da cor.

A Tonalidade exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus e é a cor pura com saturação
e luminosidade máximas.

A Saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou uma cor forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.

O Valor: traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém.
Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%
O valor 100% indica que a cor é saturada ou pura e o valor 0% indica que a cor é muito escura ou preta.

    4.Modelo YUV :O modelo YUV é relativo à informação de luminância separada da informação de crominância/cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância/cor (U = blue - Y e V= red - Y).


  Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar  perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é mais sensível à luminância do que à crominância.

  O modelo YUV é mais adequado para as televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância.Os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados,devido a esta caractrística.

  O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo.





Webgrafia:

PowerPoint disponibilizado na Classroom

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