Cidadania Digital


              Olá! Estamos de volta, desta vez com um trabalho de pesquisa sobre cidadania digital e alguns temas relacionados com a mesma.

              Cidadania Digital é o uso responsável da tecnologia por parte de todos os utilizadores. Assim como a ética, é um direito e dever de todos saber usar de forma correta as inovações tecnológicas que surgem com o tempo. Também pode ser encarada como as pessoas se relacionam e partilham as informações na era da Internet.
              Esta é constituída pelos cidadãos digitais que são responsáveis pelo uso correto ou incorrecto da tecnologia.
              Literacia digital é o conhecimento profundo da tecnologia digital. O estudo do funcionamento dos equipamentos tal como do programas informáticos, é preponderante para um conhecimento profundo da tecnologia digital.

              O acesso digital entende-se como acesso que a sociedade tem à tecnologia. Atualmente nem toda a população do mundo tem o mesmo acesso à tecnologia e Internet, e isso será algo a considerar pelos governantes das diferentes nações.




             O comércio digital é o tipo de transacção feita através de um computador, smartphone ou outro dispositivo electrónico.
             A crescente informatização levou à expansão do comércio digital e, atualmente, é possível encontrar várias subáreas de Tecnologias de Informação dedicadas a tarefas específicas.


             A lei digital consiste nas regras ,leis e restrições governamentais existentes para o uso da tecnologia. Algumas das situações que vão contra a lei digital são o Plagio e o CyberBullying.

             A comunicação digital diz respeito ao conjunto de normas relacionadas com o comportamento adequado e responsável no uso das tecnologias.

            O Direito Digital é o resultado da relação entre a ciência do Direito e a Ciência da Computação sempre utilizando novas tecnologias. Trata-se do conjunto de normas, aplicações, conhecimentos e relações jurídicas, provenientes do universo digital. Como consequência desta interação e a comunicação ocorrida em meio virtual, surge a necessidade de se garantir a validade jurídica das informações prestadas, bem como das transações, através do uso de certificados digitais.



             Saúde Digital é a junção das revoluções digital e genética com a saúde, com o objetivo de reduzir as ineficiências na prestação de cuidados de saúde, melhorar o acesso, reduzir custos, aumentar a qualidade, e tornar a medicina mais personalizada e precisa.



               A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade da autenticidade de documentos e dados pessoais. Alguns exemplos de violações são:


     
 Confidencialidade: alguém que teve um acesso não autorizado a um computador e lê todas as informações contidas nele;
       Integridade: alguém que teve um acesso não autorizado a um computador e altera informações importantes contidas no mesmo;




           Neste trabalho abordámos todos os temas que nos foram pedidos e concluímos que o tema Cidadania Digital aborda muitos subtemas.Esperemos que gostem!



Webgrafia:

Comentários

Mensagens populares